sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A geografia do Município e Hidrografia do Municipio






A geografia do Município

            O Município de Vigia de Nazaré pertence à mesoregião nordeste paraense e a microrregião do salgado. A sede municipal apresenta as seguintes coordenadas geográficas 00º51’12’’de latitude Sul e 48º08’41’’ Longitude Oeste de Greenwich.

            O nosso Município faz limites:

            Ao Norte: Oceano Atlântico e o Município de são Caetano de Odivelas;
            A Leste: O Município de São Caetano de Odivelas e Castanhal.
            Ao Sul: O Município de Santa Antonio do Tauá.
            A Oeste: O Município de Colares e a Baia do Marajó.

            Os principais bairros do nosso município são: Bairro Centro; Bairro do Arapiranga; Bairro do Sol Nascente; Bairro da Castanheira; Bairro da Vila Nova; bairro do Novo horizonte; Bairro Tujal.

Hidrografia do Município:

            Destaca-se na hidrografia do Município o furo da Laura, braço do rio que faz limite a Oeste com o Município de Colares. Para esse furo convergem vários rios e igarapés do Município, a saber: O Rio Bituba ou Patauateua, que serve de limite com o nosso Município de Santo Antonio do Tauá; O Rio Baiacu, ao Sul: O Rio Guarimã e seus afluentes, entre os quais o Rio Santa Maria (margem esquerda) e o Rio Curuçazinho (Margem direita). Desaguando no Atlântico há o Rio Barreta, que serve de limite nordeste com o Município de São Caetano de Odivelas. Há também um pequeno braço Esquerdo de Marapanim, a sudeste, sem muita expressão hídrica, que serve de limite com o Municipio de Castanhal. O rio Santa Rosa esta localizado na vila de mesmo nome e serve de balneário a atração turística para o nosso Municipio.
            Drenando a sede do Municipio temos os rios: O rio Açaí, que separa a sede do Municipio (Bairro do Arapiranga) da vila de Itapuá; o Rio Tujal que banha vários bairros da cidade (tujal, Novo Horizonte, Vila Nova, castanheira e centro); O rio da Rocinha que nasce no bairro da Vila Nova, separando o centro da cidade do Bairro do Arapiranga. Hoje, este ultimo encontra-se bastante degradado, dividido a ação antropica; e o Rio Guajará mirim.

1 comentários:

milenagatinha5649 disse...

eu fiz esse texto tao pequeno e bonito

Postar um comentário